Associação Biodinâmica

Avaliação de pastagens de inverno de 2003 na Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Botucatu - SP - 2004

Por Maria Bertalot, Iraê Guerrini e Eduardo Mendoza

Introdução

A Agricultura Biodinâmica pretende desenvolver uma paisagem cultivada sadia e em harmonia com a natureza, próspera e de produtividade permanente, onde a qualidade dos alimentos seja aprimorada a partir do cuidado com o solo. A Agricultura Biodinâmica traz uma visão abrangente de um sistema agrícola integrado, o "Organismo Agrícola", inserido harmoniosamente na paisagem local, considerando-se os seus princípios ecológicos, sociais, técnicos, culturais, econômicos e fenomenológicos. Torna-se necessário adotar todas a medidas apropriadas quanto ao desenvolvimento da vida do solo e quanto à estruturação da propriedade agrícola em geral, considerando-se a recuperação, adaptação e melhoramento de diversas técnicas agrícolas tradicionais.

Entre as técnicas propostas podemos citar: estabelecimento de policulturas, rotação e consórcio de culturas, plantio de adubos verdes, produção de composto, uso de preparados biodinâmicos, regeneração da paisagem, plantio de cercas vivas e outras medidas paisagísticas, uso de plantas pioneiras e de culturas de bordadura, manejo adequado da criação, estabulação sadia, manejo racional das pastagens, reflorestamento, conservação e regeneração do solo e da paisagem natural, proteção da fauna silvestre, preservação de espécies nativas, como um elemento de equilíbrio dentro do organismo agrícola (Koepf et al.,1983).

Material e métodos.

O experimento foi conduzido na área agrícola da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Bairro Demétria, no Município de Botucatu –SP durante o inverno de 2003 (de junho a agosto). A localização geográfica da área está definida pelas coordenadasgeográficas 220 57' Latitude Sul e 480 25' Longitude Oeste, com altitude de 900 m. O clima local é do tipo "cfa", subtropical chuvoso, segundo a classificação de Koppen. A temperatura média anual é de 20,5°C com eventuais geadas no inverno; a precipitação média anual é de 1.549 mm, ocorrendo em maior quantidade de novembro a março, com uma época seca ou de chuvas escassas de maio a outubro.

 A Associação Biodinâmica está localizada em uma área de Cerrado, em Botucatu – SP, o solo é Latossolo vermelho-amarelo, fase arenosa, com pH de 3,8 a 4,00. Ao longo dos anos tem-se procurado a conservação da vegetação nativa, a regeneração da paisagem, assim como o estabelecimento de sistemas agroflorestais e silvopastoris com espécies nativas e exóticas, adaptadas às condições Um grande desafio para os produtores da região é a manutenção das pastagens no inverno, e conseqüentemente da capacidade de sustentar e alimentar os animais nesta época, já que além da seca e do frio, a brachiaria produz semente e tende a secar. Nos sistemas arborizados (aléias, pastagem sombreado com espécies nativas e Cerrado), a brachiaria permanece durante mais tempo em fase vegetativa e verde, fornecendo forragem aos animais nos meses mais críticos do ano, junho, julho, agosto e setembro. No caso de ocorrer geadas, as áreas de pastagem arborizadas também permanecem em melhores condições do que as áreas abertas (pastagem só), nas quais queima todo o pasto devido ao frio. Os tratamentos foram os seguintes:

LER ARTIGO COMPLETO

 

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
ABRIL
29 e 30 – Produção de Hortaliças Biodinâmicas – Módulo 2 (Frutos) - Luciana Gomes de Almeida Inscreva-se
MAIO
06 e 07 - Oficina de Construção de estufas em Bambu - Carlos Lira Inscreva-se
13 e 14 - O Semeador de Estrelas: ritmos astronômicos na agricultura – Pedro Jovchelevich
20 e 21 - Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 3 – Palestras 5 e 6 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila e Deborah Castro
27 e 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco.
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JULHO
Dias 02 a 06: 1o Encuentro Latinoamericano de Agricultores Biodinamicos del Café y Cacao. Inscrições: encuentrolabdcafecacao@gmail.com Mais Informação

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: