Associação Biodinâmica

Produtividade de Milho em Sucessão com Aveia Preta, em Cultivo Convencional e sob Manejo Agroflorestal - 2006

Por Maria Bertalot, Iraê Guerrini e Eduardo Mendoza

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a produtividade da cultura do milho em sucessão com aveia preta em um sistema agroflorestal em aléias com Leucaena diversifolia e em um sistema sem árvores (convencional), seguindo um delineamento estatístico de blocos casualizados. A produtividade do milho foi superior no sistema em aléias nos dois anos de plantio. A relação benefício/custo foi maior no tratamento em que se aplicou biomassa da poda da L. diversifolia do sistema agroflorestal nos dois anos de cultivo.

Introdução

Os sistemas agroflorestais constituem tecnologias agrícolas com baixa demanda de energia, insumos e/ou recursos, além de serem produtivos e sustentáveis, que combinam árvores e arbustos (principalmente de espécies leguminosas) e culturas alimentícias e/ou forrageiras (Kampen e Budford, 1980; Steppler e Nair, 1987; Bene et al., 1977; Nair, 1984; Kang et al., 1990). O Sistema de cultivo em aléias (Alley cropping) é um tipo de sistema agroflorestal simultâneo que consiste na associação de árvores e/ou arbustos, geralmente fixadores de nitrogênio, intercalados em faixas com culturas anuais. As árvores ou arbustos são podados periodicamente para utilização da biomassa podada como adubação verde (Bertalot, 2003). O objetivo do trabalho foi avaliar a produtividade e determinar os custos de produção da cultura do milho (Zea mays L., variedade AL 30, em sucessão com aveia preta (Avena strigosa Schreb.), em um sistema agroflorestal em aléias e em um sistema agrícola sem aléias (convencional).

LER ARTIGO COMPLETO

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
AGOSTO
18, 19 e 20 - O Semeador de Estrelas: ritmos astronômicos na agricultura – Pedro Jovchelevich INSCREVA-SE
SETEMBRO
02 - Manejo ecológico eficaz de formigas cortadeiras – Flávio Chueire
16 e 17 - Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 2 – Palestras 3 e 4 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila INSCREVA-SE
30/09 e 01/10/2017 – Jardinagem Biodinâmica – Andrea D’Angelo Lazzarin
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

SETEMBRO
Dia 02: Especialização em Agricultura Biodinâmica. Inscrições: Instituto Elo

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo:

Mapeamento Biodinâmico

Pesquisa de Mercado

Este mapeamento tem o objetivo de entender como o consumidor final percebe a agricultura biodinamica, se ele a reconhece, se compreende suas vantagens etc. Trata-se de um marco zero para iniciarmos anualmente um monitoramento da evolução dos habitos de consumo em relação a agricultura biodinamica.