Associação Biodinâmica

História da Biodinâmica no Brasil

Os textos abaixo são parte da revista comemorativa pelos 30 anos da Estância Demétria e 80 anos de Biodinâmica no mundo, evento ocorrido em Botucatu, na VI Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica, em outubro de 2004.

Como surgiu a Agricultura Biodinâmica no Brasil

Quando me pediram que contasse sobre o início da estância Demétria, percebi que essa história, para mim, começou não há trinta anos, mas muitos anos antes, num terraço com vista para o Rio Reno, de onde se avistava, na outra margem do grande rio, a Suíça. Nesses dias, eu, ainda menino, observava minha mãe mexendo na pequena banheira do meu irmãozinho. Ao perguntar, ela me explicou que aquilo era um preparado para nossa horta.

Estávamos em 1936, doze anos após o Curso Agrícola de Rudolf Steiner. Três anos mais tarde, com a necessidade urgente de sair da Alemanha, este trabalho biodinâmico se perdeu. Hoje, aquela horta deu lugar a uma casa; olhando para o outro lado do rio Reno, deparamo-nos atualmente com uma nuvem enorme de vapor saindo de uma usina nuclear, a menos de 5 km de onde um dia moramos.

Antes ainda do ano de 1960, eu visitava freqüentemente a chácara de Max Ruegger num então subúrbio de São Paulo, naquela que provavelmente foi a primeira experiência em Biodinâmica no Brasil. Um dia ele sofreu um grave acidente e foi forçado a vender a terra. Quando passei a próxima vez lá, havia uma fábrica da Telefunken no lugar das plantações, que, assim, foram...

Leia mais...

Para memória de passos que demos juntos

1968: com 11 anos, numa cidadezinha do interior do Paraná, compro o primeiro exemplar da revista Veja e me percebo em um mundo em efervescência e questionamento. Paralelamente, idéias curiosas brotam caudalosamente nas horas passadas às margens de um rio e da floresta virgem de araucárias: a forma de viver na cidade hoje é equivocada, há mais sabedoria numa vida de aldeia ou comunitária; só o que é curvo é saudável, as linhas retas da cidade ferem a vida; o corpo precisa ser redescoberto, compreendido em nova luz; as relações masculino-feminino devem se tornar mais simétricas... e muito mais.

Em outro periódico – mais precisamente na coluna Underground de O Pasquim, assinada por Luís Carlos Maciel – descubro que idéias parecidas andam soando por toda parte, esboçando uma teoria alternativa do mundo. Se apenas mais tarde pude entender que a Terra estava sendo irradiada com novas diretrizes espirituais, sabia sem sombra de dúvida que não estava destinado a viver como viviam nossos pais.

1977: por alguma razão, nem havia tentado entrar nas faculdades que me atraíam (Psicologia, Filosofia, Jornalismo), e estou prestes a abandonar as que curso (Licenciatura...

Leia mais...

30 Anos da Estância Demétria

Dois grupos de pessoas uniram-se para dar nascimento à Estância Demétria em 1973/74. Por um lado aqueles que mais tarde fundariam a Associação Tobias em São Paulo e pelo outro um grupo de jovens que assumiria o dia-a-dia da Estância Demétria. O primeiro grupo criou as condições e o segundo encontrou nestas a oportunidade para realizar os ideais que motivavam esses dois grupos. A Antroposofia como caminho de conhecimento, com ênfase na agricultura biodinâmica e na busca por inovação social foi o ingrediente principal a deixar a sua marca nessa semente que queria brotar.

Parece oportuno mencionar pelo menos quatro nomes que, naqueles momentos iniciais, representaram os grupos mencionados: os  empresários e irmãos Joaquim e Pedro Schmidt e os ainda inexperientes e amigos de infância Jorge Blaich e Marco Bertalot. Mal sabiam eles dos desafios e dos percalços que surgiriam nessa longa e por vezes duríssima caminhada que iniciavam e à qual muitos se juntariam no decorrer dos anos, tanto em São Paulo, quanto em Botucatu. Será que ao menos sonhavam com o que hoje se tornou o Bairro...

Leia mais...

Demétria Hoje

A fazenda Demétria nasceu da iniciativa de dois irmãos, industriais, que adquiriram a terra. Queriam fazer um experimento em agricultura biodinâmica e decidiram tirar esta terra da esfera da propriedade familiar, neutralizando-a, para que permanecesse a ser viço da agricultura biodinâmica-.A terra foi doada à Associação Tobias e colocada à disposição do trabalho agrícola, associado a iniciativas sociais. Este gesto de doação tirando a posse da terra da esfera individual e colocando-a a serviço do mundo, desencadeou um desenvolvimento que ninguém imaginava então. A atividade iniciada por alguns jovens há 30 anos com o trabalho na fazenda ampliou-se aos poucos. Primeiro, abraçando a escola rural local; depois, lançando as bases para um trabalho social com crianças semi-órfãs acontecido no extinto “Lar Morro Pitanga (hoje Pousada Arco Íris); e, com o correr do tempo, criando as diversas iniciativas e condomínios que hoje envolvem a fazenda e formam o chamado Bairro Demétria.

Enumerar todas as atividades que ocorrem hoje no bairro é ousado, pois provavelmente deixaria de lado a ação silenciosa (ou ruidosa, como uma banda de rock que por vezes...

Leia mais...

Sítio Ipê

Meu tio conta que antes do sítio pertencer a nossa família e até onde ele tem conhecimento o primeiro dono foi Maximiliano Conti. O segundo proprietário foi Jaime Pinto, que vendeu a propriedade para nossa família.

O Sítio foi comprado em sociedade por três irmãos de meu pai e um cunhado.

Quando eu tinha dois anos de idade meu pai foi convidado a morar com eles no sítio, moramos lá por 14 anos.

No sítio havia três casas. Na casa sede, hoje Museu do Caboclo, morava minha avó, Dona Valeriana Barcaça Dellego (falecida), mãe de 11 filhos, mas somente os três filhos que compraram o sítio em sociedade moravam com ela (José, Luiz e Manoel Dellego). A 100 metros da sede, embaixo de uma Santa Bárbara (ainda existente neste local), ficava minha casa, já demolida, onde moravam meu pai Jorge, minha mãe Hermínia, eu, Pedro, e meus quatro irmãos João, José, Luís e Carlito. Na terceira casa morava o Sr. Paulo Rosa e sua esposa Cinira Dellego (falecida).

No sítio próximo à sede havia um engenho tocado por burros, à 200 metros dali havia uma bica d´água que utilizávamos para beber e onde as mulheres lavavam a roupa batendo em tábuas. Havia também um pomar com várias qualidades de frutas...

Leia mais...

História de Tropeiros

As tropas de burros procedentes de Argentina e Uruguai entraram no Brasil no século XVI através do Rio Grande do Sul. A Argentina trouxe jumentos e éguas da Espanha e foram criados em grandes estâncias nesses paÍses vizinhos. Houve tentativas de levar os burros de navio desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, mas não deram certo, já que os burros sofriam muito durante a viagem, passavam sede, fome e, muitos terminavam morrendo. Também tentaram levar os burros pela praia mas também não conseguiram.

Leia mais...

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
ABRIL
29 e 30 – Produção de Hortaliças Biodinâmicas – Módulo 2 (Frutos) - Luciana Gomes de Almeida Inscreva-se
MAIO
06 e 07 - Oficina de Construção de estufas em Bambu - Carlos Lira Inscreva-se
13 e 14 - O Semeador de Estrelas: ritmos astronômicos na agricultura – Pedro Jovchelevich
20 e 21 - Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 3 – Palestras 5 e 6 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila e Deborah Castro
27 e 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco.
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JULHO
Dias 02 a 06: 1o Encuentro Latinoamericano de Agricultores Biodinamicos del Café y Cacao. Inscrições: encuentrolabdcafecacao@gmail.com Mais Informação

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: