Associação Biodinâmica

História da Biodinâmica no Brasil

Os textos abaixo são parte da revista comemorativa pelos 30 anos da Estância Demétria e 80 anos de Biodinâmica no mundo, evento ocorrido em Botucatu, na VI Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica, em outubro de 2004.

História de Tropeiros

As tropas de burros procedentes de Argentina e Uruguai entraram no Brasil no século XVI através do Rio Grande do Sul. A Argentina trouxe jumentos e éguas da Espanha e foram criados em grandes estâncias nesses paÍses vizinhos. Houve tentativas de levar os burros de navio desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, mas não deram certo, já que os burros sofriam muito durante a viagem, passavam sede, fome e, muitos terminavam morrendo. Também tentaram levar os burros pela praia mas também não conseguiram.

Em 1724 o português Francisco Farias de Sá, que estava trabalhando na construção do Porto de Laguna, em Santa Catarina, propôs abrir uma estrada do Rio Grande do Sul até Curitiba, fez o traçado da estrada, mas os governadores de Santa Catarina, Paraná e São Paulo se opuseram em fazer a estrada por temor de que os assaltantes argentinos, que viviam assaltando os tropeiros, invadissem o Brasil. Posteriormente veio ao Porto de Laguna um outro português, Cristóvão Pereira de Abreu, que se interessou pelo caminho proposto por Francisco Farias de Sá, melhorou o traçado original e conseguiu convencer os governadores em fazer a estrada. Em 1727 Cristóvão Pereira de Abreu iniciou a construção, que levou seis anos e, em 1733 saiu a primeira tropa de dois mil animais entre burros cargueiros, burros soltos e gado bovino, levando carne seca das charqueadas de Rio Grande do sul para Minas Gerais, onde estavam as minas de extração de ouro, era a época da febre do ouro.

Cristóvão Pereira de Abreu inaugurou o ciclo do tropeirismo do Rio Grande do Sul até São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e algumas tropas foram até o norte e o nordeste. Como as distâncias eram grandes e a demanda de burros também crescia, em 1757 foi estabelecida uma Feira de Gado Mular em Sorocaba, onde os vendedores e compradores de diferentes regiões se dirigiam para fazer negócios. Esta feira durava três meses e devido a ela Sorocaba, que tinha uma população inicial de 3.500 habitantes, chegou a ter acima de 40.000 moradores, 200 anos depois. Assim, Sorocaba se tornou o centro do tropeirismo. Os animais vinham da Argentina, Uruguai Rio Grande do Sul até Sorocaba, sendo tocados pelos próprios donos, tropeiros, e por ajudantes ou peões. As tropas vinham soltas e os burros cargueiros transportavam carne seca, feijão, farinha.

Ao sair do Rio Grande do Sul, os tropeiros pegavam uma guia para a viagem, em Rio Negro, Santa Catarina, os tropeiros e suas tropas passavam por um registro (não há informações de pagamentos de imposto neste percurso) e com o tempo foi estabelecido o pagamento de um imposto em Sorocaba. Os animais ao chegar, ficavam nas fazendas vizinhas da Cidade, e no momento da venda os tropeiros pagavam um imposto sobre o valor da venda; posteriormente foi também cobrado um imposto pela passagem dos animais, mesmo que eles não fossem vendidos em Sorocaba.

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