Associação Biodinâmica

História da Biodinâmica no Brasil

Os textos abaixo são parte da revista comemorativa pelos 30 anos da Estância Demétria e 80 anos de Biodinâmica no mundo, evento ocorrido em Botucatu, na VI Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica, em outubro de 2004.

Como surgiu a Agricultura Biodinâmica no Brasil

Quando me pediram que contasse sobre o início da estância Demétria, percebi que essa história, para mim, começou não há trinta anos, mas muitos anos antes, num terraço com vista para o Rio Reno, de onde se avistava, na outra margem do grande rio, a Suíça. Nesses dias, eu, ainda menino, observava minha mãe mexendo na pequena banheira do meu irmãozinho. Ao perguntar, ela me explicou que aquilo era um preparado para nossa horta.

Estávamos em 1936, doze anos após o Curso Agrícola de Rudolf Steiner. Três anos mais tarde, com a necessidade urgente de sair da Alemanha, este trabalho biodinâmico se perdeu. Hoje, aquela horta deu lugar a uma casa; olhando para o outro lado do rio Reno, deparamo-nos atualmente com uma nuvem enorme de vapor saindo de uma usina nuclear, a menos de 5 km de onde um dia moramos.

Antes ainda do ano de 1960, eu visitava freqüentemente a chácara de Max Ruegger num então subúrbio de São Paulo, naquela que provavelmente foi a primeira experiência em Biodinâmica no Brasil. Um dia ele sofreu um grave acidente e foi forçado a vender a terra. Quando passei a próxima vez lá, havia uma fábrica da Telefunken no lugar das plantações, que, assim, foram perdidas.

Em 1973, o meu irmão Joaquim contou-me da volta do jovem Marco Bertalot da Europa, e que eles estavam procurando uma chácara para fazer uma horta biodinâmica.

Naquela época, estávamos planejando transferir a Giroflex para o interior e a região pesquisada para esta finalidade era Botucatu.1

Surgiu então a idéia: por que não comprar uma fazenda próxima à futura fábrica para estimular uma colaboração mútua com a agricultura? Pedimos ao Marco que procurasse uma terra para este experimento.

Não me lembro quantas propriedades visitamos antes da fazenda “Tranca de Ferro”... O Marco mostrou-nos esta propriedade, da qual logo gostamos, comendo saborosas jabuticabas e ouvindo sobre a qualidade da terra; chegamos à conclusão de que deveríamos comprar esta fazenda, que o Marco depois batizou de “Estância Demétria”.

LER TEXTO COMPLETO

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
ABRIL
29 e 30 – Produção de Hortaliças Biodinâmicas – Módulo 2 (Frutos) - Luciana Gomes de Almeida Inscreva-se
MAIO
06 e 07 - Oficina de Construção de estufas em Bambu - Carlos Lira Inscreva-se
13 e 14 - O Semeador de Estrelas: ritmos astronômicos na agricultura – Pedro Jovchelevich
20 e 21 - Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 3 – Palestras 5 e 6 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila e Deborah Castro
27 e 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco.
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JULHO
Dias 02 a 06: 1o Encuentro Latinoamericano de Agricultores Biodinamicos del Café y Cacao. Inscrições: encuentrolabdcafecacao@gmail.com Mais Informação

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: