Associação Biodinâmica

História da Biodinâmica no Brasil

Os textos abaixo são parte da revista comemorativa pelos 30 anos da Estância Demétria e 80 anos de Biodinâmica no mundo, evento ocorrido em Botucatu, na VI Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica, em outubro de 2004.

Para memória de passos que demos juntos

1968: com 11 anos, numa cidadezinha do interior do Paraná, compro o primeiro exemplar da revista Veja e me percebo em um mundo em efervescência e questionamento. Paralelamente, idéias curiosas brotam caudalosamente nas horas passadas às margens de um rio e da floresta virgem de araucárias: a forma de viver na cidade hoje é equivocada, há mais sabedoria numa vida de aldeia ou comunitária; só o que é curvo é saudável, as linhas retas da cidade ferem a vida; o corpo precisa ser redescoberto, compreendido em nova luz; as relações masculino-feminino devem se tornar mais simétricas... e muito mais.

Em outro periódico – mais precisamente na coluna Underground de O Pasquim, assinada por Luís Carlos Maciel – descubro que idéias parecidas andam soando por toda parte, esboçando uma teoria alternativa do mundo. Se apenas mais tarde pude entender que a Terra estava sendo irradiada com novas diretrizes espirituais, sabia sem sombra de dúvida que não estava destinado a viver como viviam nossos pais.

1977: por alguma razão, nem havia tentado entrar nas faculdades que me atraíam (Psicologia, Filosofia, Jornalismo), e estou prestes a abandonar as que curso (Licenciatura em Música e Piano), pois parecem não levar a lugar nenhum. Ao mesmo tempo, vibro com o que é meu trabalho há um ano: ensinar música, e outras coisas através da música, a crianças, jovens e adultos. Continuo vislumbrando um futuro mais comunitário e rural, e como tantos contemporâneos procuro caminhos na ioga, ocultismo, substâncias proibidas, macrobiótica...

1978: um estudante de Medicina de Juiz de Fora (Samir W. Rahme), conhecido em cursos de música, me fala de Antroposofia, e com ela da Agricultura Biodinâmica: “estão começando a praticá-la no Brasil numa fazenda chamada Demétria, em Botucatu...”

Desconfio que pode ser o caminho para fora da cidade que vislumbrei há dez anos, e um dia me largo para Botucatu de carro, sem endereço e sem conhecer ninguém na cidade. Entro na UNESP e paro casualmente o carro ao lado de um estudante com um livro na mão: As Plantas que Curam. Pergunto se conhece a Demétria, e ele e a mulher se propõem a ir comigo até lá.

LER TEXTO COMPLETO

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
MAIO
26 a 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco. Inscreva-se
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JUNHO
Dia 03: Especialização em Agricultura Biodinâmica. Inscrições: Instituto Elo

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: