Associação Biodinâmica

Biossegurança

A Associação Biodinâmica participa ativamente de:

Organizado pela brasileira Magda Zanoni e pelo francês Gilles Ferment, o livro integra a Coleção NEAD Debate e, sob enfoque multidisciplinar, abarca as dimensões agronômica, ecológica, cultural, social e política, indispensáveis a uma leitura mais ampla sobre os transgênicos.

Em seus 33 artigos, assume a posição de que a discussão não pode se restringir à problemática selecionada pela genética e pela biologia molecular como ciências dominantes. Para isso, foram reunidos textos de referência do debate europeu e brasileiro, oferecendo uma grande diversidade de análises e de pontos de vista de atores sociais: agricultores familiares, cientistas internacional e nacionalmente reconhecidos, estudantes, associações, cooperados, ativistas.

A obra, lançada em março na França, na Assembléia Nacional de Paris, tem lançamento marcado no Brasil, a partir desta semana, em cinco cidades – Brasília, Porto...

Leia mais...

Cientistas pedem a suspensão dos transgênicos em todo o mundo

Carta aberta de cientistas de todo o mundo a todos os governos sobre os organismos geneticamente modificados (OGM).

– Os cientistas estão extremamente preocupados com os perigos que os transgênicos representam para a biodiversidade, a segurança alimentar, a saúde humana e animal, e, portanto, exigem uma moratória imediata sobre este tipo de cultivo em conformidade com o princípio da precaução.

– Eles se opõem aos cultivos transgênicos que intensificam o monopólio corporativo, exacerbam as desigualdades e impedem a mudança para uma agricultura sustentável que garanta a segurança alimentar e a saúde em todo o mundo.

– Eles fazem um apelo à proibição de qualquer tipo de patentes de formas de vida e processos vivos que ameaçam a segurança alimentar e violam os direitos humanos básicos e a dignidade.

– Eles querem apoio maior à pesquisa e ao desenvolvimento de uma agricultura não corporativa, sustentável, que possa beneficiar as famílias de agricultores em todo o mundo.

A carta aberta está publicada no sítio Ecocosas, 07-06-2014. A tradução é de André Langer. A carta é assinada por 815 cientistas de 82 países, entre os quais estão: Dr. David Bellamy, Biólogo e artista, Londres...

Leia mais...

10 anos de transgênicos no Brasil: um balanço crítico

A legalização do plantio de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) no Brasil completa 10 anos e, por isso, torna-se importante avaliar seus impactos nos territórios rurais e os riscos que a tecnologia oferece à saúde humana e à biodiversidade. A transformação na paisagem rural liga-se, ainda, ao crescimento da dependência dos agricultores e agricultoras aos sistemas de créditos e incentivos ligados ao modelo de agricultura convencional, altamente tecnificado segundo os moldes da Revolução Verde e que se apresenta, reconhecidamente, e como afirmam pesquisadores do mundo todo, como um modelo de agricultura absolutamente insustentável.

É nesse contexto que se situa a avaliação proposta para esse Seminário. Espera-se que deste encontro seja possível avaliar criteriosamente todos os riscos – e mitos amplamente difundidos pelas empresas detentoras da tecnologia OGM - e impactos da transgenia no país e, ao final, que se possa repensar e definir estratégias e articulações que busquem denunciar os abusos cometidos e propor alternativas para uma transição ecológica da produção agroalimentar nacional. Essa transição envolve não só a preocupação com a conservação dos bens naturais...

Leia mais...

Brasil Livre de Transgênicos

Contrariando os interesses da maioria da sociedade, as plantas transgênicas vêm invadindo o País sem que sua segurança tenha sido até agora comprovada. Ao contrário, estudos e evidências concretas cada vez mais numerosas mostram que há sérios riscos para a saúde e para o meio ambiente, bem como para a economia nacional e para a autonomia dos agricultores que preferem os cultivos nãotransgênicos.

A introdução ilegal de sementes e a contaminação de cultivos têm se mostrado uma estratégia de resultados para a indústria da biotecnologia disseminar seus produtos à revelia da lei. Em vários países africanos é a ajuda alimentar que tem servido de porta de entrada para os transgênicos, usada sobretudo pelo governo americano. Não fossem esses mecanismos escusos, a agricultura baseada no uso de transgênicos não teria se disseminado.

A história da adoção dos cultivos transgênicos, mesmo nos países onde eles são autorizados, envolve o uso de influência política, um pesado esquema de lobby das indústrias, punição de cientistas que apontaram riscos da tecnologia, subsídios massivos para cobrir o prejuízo dos produtores, intensiva campanha publicitária e aliança com os grandes meios de...

Leia mais...

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
ABRIL
29 e 30 – Produção de Hortaliças Biodinâmicas – Módulo 2 (Frutos) - Luciana Gomes de Almeida Inscreva-se
MAIO
06 e 07 - Oficina de Construção de estufas em Bambu - Carlos Lira Inscreva-se
13 e 14 - O Semeador de Estrelas: ritmos astronômicos na agricultura – Pedro Jovchelevich
20 e 21 - Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 3 – Palestras 5 e 6 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila e Deborah Castro
27 e 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco.
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JULHO
Dias 02 a 06: 1o Encuentro Latinoamericano de Agricultores Biodinamicos del Café y Cacao. Inscrições: encuentrolabdcafecacao@gmail.com Mais Informação

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: