Associação Biodinâmica

A Biodinâmica como Caminho Prático

Em palestras anteriores, colegas trouxeram para nós fortes imagens e conteúdos que queremos preservar em mente enquanto damos continuidade ao nosso trabalho. Uma das imagens é a de que, 7 vezes no evangelho,o Cristo usa o termo: “Eu Sou”, cada um tem uma relação com um dia da semana. Outra foi a grande imagem das duas correntes de Caim e Abel, um que se tornou agricultor, que trabalhou e modificou a terra, e o outro que se tornou pastor, caminhando pela terra sem modificá-la. A terceira imagem trata da polaridade entre Bem e  Mal, relacionadas a São Micael, que tenta manter o mal sob controle, no entanto sem aniquilá-lo. O bem e o Mal como forças existentes e latentes no ser humano.

Então, com isto em mente, perguntemo-nos: O quê é a terra no macrocosmo? Uns dizem é uma bola, outros que é um grão de poeira. Fato é que o homem se sente hoje separado da terra, e isto é o que lhe dá a possibilidade de se sentir como um indivíduo, como um eu.

Isto nem sempre foi assim, nem sempre nos sentimos separados do cosmo na história da humanidade. E o que nos deveria importar agora é a questão: Como nos religar ao cosmo?

Ao olharmos para o desenvolvimento da humanidade, vemos uma corrente vindo do passado e um planeta em processo de morte, e outra corrente vindo do futuro. E o quê vemos nesta segunda corrente? Vemos um Sol em devir. Este Sol, se manifesta por meio de forças germinativas, que já podem ser percebidas. Quando trabalhamos com agricultura biodinâmica nos colocamos nesta situação, entre passado e futuro. Sim, pois muitas destas possibilidades que nos vem do futuro, como forças germinativas, não se darão por sí só, elas precisarão da participação do homem, como parceiros da terra.

Steiner, ao dar o impulso para a agricultura não diz aos agricultores, venham até aqui (Dornach) para que eu lhes dê as instruções, mas sim ele vai até uma fazenda, embora estivesse doente, para realizar este curso. E o clima, atmosfera, descrito por um dos pastores da Comunidade de Cristãos que lá esteve, é que: “foi um sentimento como o de estar apaixonado por alguém.”

Haviam no curso basicamente 3 grupos. Um com suas questões sobre o Trabalho prático, outro com suas questões sobre o Trabalho interior, e o terceiro com questões  Sociais. E isto é assim até os dias de hoje. Uns dizem: a questão é prática, outros que, a questão é interior, e os outros que a questão é social.

Steiner dá esclarecimentos sobre questões mais sutis sobre, como por exemplo: onde se encontram os impulsos que vem do céu e os impulsos que vem da terra? Ele diz que, até dado momento, as forças dos céus vinham até a superfície da terra, e que as forças da terra começavam a chegar até a superfície também. E que após este momento as forças da terra passaram a buscar a luz, e que as forças dos céus passaram a permear a terra. Steiner dá ainda esclarecimentos, já naquela época, sobre elementos como o oxigênio, o carbono, o nitrogênio, que hoje passaram a nos ser informações comuns.

Ele parte para a prática, sem dar muitas explicações, e diz: “tomem um chifre, encham-no de esterco, ou de quartzo, enterrem-no na terra no verão, ou no inverno, retirem-no depois de um certo tempo e diluam em água (dinamização) e apliquem nas plantas, na terra. Com isso novos métodos são então desenvolvidos.

Voltando agora às duas correntes, temos ligado a tudo o que vem do passado o nosso pensar.

Quanto ao futuro, não se trata de algo ao que eu me dirijo, mas algo que se manifesta, que vem de encontro a mim. Isto está ligado à vontade (que dorme em nós). Não somos capazes de estar despertos em nossa consciência em relação à nossa vontade.

Os Preparados Biodinâmicos  vem mais desta corrente do futuro, podemos e devemos tentar compreendê-los, mas o mais importante é, partir para a prática.

Carlos Lira

Os relatos foram fornecidos por duas pessoas que participaram da Conferência Biodinâmica. Esta é uma forma de socializar um pouco os importantes conteúdos abordados na Conferencia. Estes conteúdos não são um relato ou Anais oficial da Conferência.

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
ABRIL
29 e 30 – Produção de Hortaliças Biodinâmicas – Módulo 2 (Frutos) - Luciana Gomes de Almeida Inscreva-se
MAIO
06 e 07 - Oficina de Construção de estufas em Bambu - Carlos Lira Inscreva-se
13 e 14 - O Semeador de Estrelas: ritmos astronômicos na agricultura – Pedro Jovchelevich
20 e 21 - Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 3 – Palestras 5 e 6 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila e Deborah Castro
27 e 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco.
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JULHO
Dias 02 a 06: 1o Encuentro Latinoamericano de Agricultores Biodinamicos del Café y Cacao. Inscrições: encuentrolabdcafecacao@gmail.com Mais Informação

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: