Associação Biodinâmica

Em quê o nosso trabalho tem haver com a terra?

Corpo - Alimentação - Alma

Segundo nos conta a Bíblia, ha muito tempo atrás, mesmo após ter sido expulso do paraíso, o homem recebia seu alimento do próprio ambiente, sem muito esforço. 

Com o nascimento de Caim e Abel, surgem, em princípio, duas vertentes. A primeira de Caim, o mais velho, que se torna agricultor, que modifica a terra, a delimita e cerca. A segunda de Abel, que se torna pastor (ainda de ovelhas), nômade, que anda pela terra, sem dividi-la.

É chegado então o momento, após muito trabalho, de estes dois depositarem sobre um altar suas oferendas, que em princípio seriam queimadas. A fumaça da oferenda de Abel sobe então às alturas. A de Caim tende a se inclinar em direção à terra. Neste momento cria-se uma grande tensão entre estes dois irmãos, e Caim chega então a matar Abel. Após esta morte, medo e vingança são sentimentos que passam se tornar evidentes, mas Deus de certa forma protege Caim, marcando-o com um sinal, para que ninguém o tocá-se.

Além das oferendas, que significava a melhor parte de produção, era também normal antigamente, que o agricultor (que passou a construir casas), após reservar o que lhe serviria de alimento, guardasse uma parte dos grãos para dar início à produção seguinte.

Na agricultura moderna, que se transformou muito mais em uma técnica industrial, a terra é modificada de forma tal, que o único intuito que dali provem é o aumento da produção. A marca de Caim, que nos acompanha, não só nos fez esquecer o sentido das oferendas, mas também transformou a própria terra em um produto. Além de dispensar a reserva de grãos para a produção seguinte, pois esta pode agora ser adquirida no mercado.

Já a corrente de Abel, pastores e etc., busca a cura, o que tem pouca importância para a modernidade, e por isso é pouco percebida. Esta corrente, com a morte de Abel, foi fortemente ferida, e sua busca por harmonia e talvez até de uma tentativa de retorno ao paraíso foi dificultada. 

Nas palavras de introdução do Curso Agrícola (Agricultura Biodinâmica), proferidas a 90 anos atrás, Rudolf Steiner diz que, “precisamos buscar do cosmos forças (espirituais) hoje desconhecidas”. Ou seja, precisamos unir céus e terra.

recisamos nos esforçar em inserir, independente de religião, mas com sentido de religiosidade, a força Crística em nosso atuar.

Por quê Agricultura Biodinâmica hoje? Para melhorar um pouquinho a agricultura? 

Transformar a terra, mesmo que por meio da agricultura Biodinâmica, não pode ter como meta apenas a produção de alimentos saudáveis. É preciso que se busque na modernidade alimentar corpo e alma, tanto do homem, quanto da terra. É preciso que tomemos como alimento “o pão da vida”. 

Este é o sentido que precisa permear nossas atividades, nosso dia a dia, e isto não somente na agricultura.

*Texto escrito com base  em palestra proferida por Renato Gomes ( pastor da Comunidade de Cristãos de Botucatu) na XI Conferência Nacional de Agricultura Biodinâmica .

Carlos Lira

Os relatos foram fornecidos por duas pessoas que participaram da Conferência Biodinâmica. Esta é uma forma de socializar um pouco os importantes conteúdos abordados na Conferencia. Estes conteúdos não são um relato ou Anais oficial da Conferência.

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
MAIO
26 a 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco. Inscreva-se
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JUNHO
Dia 03: Especialização em Agricultura Biodinâmica. Inscrições: Instituto Elo

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: