Associação Biodinâmica

Consultoria Social

Desenvolvimento da produção biodinâmica e orgânica

Associação Biodinâmica capta recursos para apoiar gratuitamente grupos de pequenos agricultores em todo o Brasil atendendo atualmente em torno de 500 agricultores.

No período de 2008 a 2010, foram desenvolvidos trabalhos para o desenvolvimento da produção biodinâmica e orgânica junto aos pequenos agricultores, através dos projetos:

  • Projeto: Fortalecimento da agricultura familiar e assentados da reforma agrária, através de apoio à comercialização, certificação orgânica e biodinâmica das áreas e melhoria da qualidade do produto final, atendendo a crescente demanda do mercado interno e externo por estes alimentos, nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Rondônia, Rio Grande do Sul e Goiás, em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário – Secretaria de Desenvolvimento Territorial; contrato de repasse n. 0244803-52/MDA/CAIXA – Programa: PRONAT.

  • Projeto: Fortalecimento da Produção Familiar Sustentável através da Agricultura Biodinâmica do Estado do Pará, em parceria com o SEBRAE-PA, convênio n. 034/08.

  • Projeto: Introdução à Agricultura Biodinâmica, Associação Monte Azul, São Paulo-SP

  • Projeto: Assistência técnica para implantação, organização e gerenciamento de bancos de sementes de espécies de plantas utilizadas como adubos verdes, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo- SDC, convênio n. 702193/2008 - Programa: Pró-Orgânico.

  • Projeto: Sistema Participativo de Garantia, grupo de produtores de Botucatu – SP, Córrego do Bom Jesus e Maria da Fé - MG.

Em 2011, iniciamos outros 2 projetos que encontram-se em andamento:

  • Projeto: Fortalecimento da Agricultura Familiar e Assentados da Reforma Agrária, através de apoio à agregação de valor através da agroindustrialização e certificação orgânica e biodinâmica dos produtos gerados, atendendo a demanda do mercado interno e externo por estes alimentos, nos estados do Paraná, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Bahia, Rondônia, Ceará e Rio Grande do Sul, em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário – Secretaria de Desenvolvimento Territorial; contrato de repasse n. 0285760-11/ 2009.

  • Projeto: A educação ambiental através da construção de modelos agrícolas sustentáveis, em parceria com a Prefeitura de São Paulo – Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente; convênio n. 027 / 2010.
abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
ABRIL
29 e 30 – Produção de Hortaliças Biodinâmicas – Módulo 2 (Frutos) - Luciana Gomes de Almeida Inscreva-se
MAIO
06 e 07 - Oficina de Construção de estufas em Bambu - Carlos Lira Inscreva-se
13 e 14 - O Semeador de Estrelas: ritmos astronômicos na agricultura – Pedro Jovchelevich
20 e 21 - Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 3 – Palestras 5 e 6 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila e Deborah Castro
27 e 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco.
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JULHO
Dias 02 a 06: 1o Encuentro Latinoamericano de Agricultores Biodinamicos del Café y Cacao. Inscrições: encuentrolabdcafecacao@gmail.com Mais Informação

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: