Associação Biodinâmica

Normas Demeter de Produção

PARA USO DAS MARCAS BIODINÂMICA, DEMETER E MARCAS RELACIONADAS - JUNHO 2015

Introdução  

As Normas de Produção Demeter foram desenvolvidas e ratificadas pelos membros da Demeter Internacional. Estas normas são adotadas pela Demeter Internacional e pelas associações Demeter de cada país. 

Estas normas refletem o atual estado de conhecimento da agricultura biodinâmica, sendo o seu desenvolvimento um processo contínuo. Consultores, assim como os grupos regionais de trabalho em agricultura biodinâmica e produtores biodinâmicos podem contribuir neste processo de desenvolvimento participando de reuniões com a Associação Biodinâmica. 

No Brasil, a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica é a organização responsável pela elaboração das normas e pela avaliação dos casos de exceções e pelo Sistema Participativo de Garantia da Qualidade Orgânica. O IBD Certificações é responsável pela inspeção e certificação por auditoria. 

Atualmente existem associações Demeter no Brasil, Alemanha, Dinamarca, Egito, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Canadá, Luxemburgo, Nova Zelândia, Paises Baixos, Noruega, Áustria, Suécia, Suíça e Estados Unidos da América.

{modal...

Leia mais...

Normas Demeter de Processamento

PARA O USO DAS MARCAS BIODINÂMICA®, DEMETER E MARCAS RELACIONADAS - JUNHO 2015

Introdução

As normas de processamento para uso das marcas DEMETER, Biodinâmica® e marcas relacionadas descrevem a estrutura de processos nos quais os produtos DEMETER estão sujeitos a manter seu valor e a ser continuamente aprimorados. Nestas normas, quando a palavra, palavra estilizada, logo ou marca registrada “DEMETER” aparecer, a Biodinâmica® está implícita. Estas normas são o critério para o uso da palavra “DEMETER”, Biodinâmica® e marcas relacionadas.  Elas provêm uma base legal, conectando igualmente todas as partes contratadas para assegurar a qualidade e integridade dos produtos DEMETER e Biodinâmicos®.   

Cada produto processado DEMETER coberto pela parte relevante das normas de processamento para uso das marcas DEMETER, Biodinâmica® e marcas relacionadas consiste de matérias primas que foram cultivadas usando o método biodinâmico. A tarefa do processamento de produtos vegetais e animais cultivados biodinamicamente é manter a inerente alta qualidade DEMETER dessas matérias primas, e desenvolve-las para serem ainda mais apropriadas às necessidades humanas.  

Na visão antroposófica da...

Leia mais...

Normas Demeter de Rotulagem

PARA PRODUTOS DEMETER COM O NOVO LOGOTIPO DA MARCA REGISTRADA DEMETER

1. A marca registrada Demeter

1.1 Princípios

O proprietário de uma marca registrada é legalmente obrigado a proteger a marca de usos impróprios. A propriedade das diversas marcas registradas universais (Biodin, “flor”, estilizada com a palavra “Demeter” e o novo logotipo da marca registrada Demeter) atualmente encontra-se com cada um dos proprietários nacionais. O objetivo é transferir a propriedade para uma corporação internacional comum. O proprietário é obrigado a proteger a marca, mas pode encarregar outras organizações com esta tarefa por meio de um acordo fiduciário.

A marca registrada Demeter pode ser empregada somente por empresas e negócios que possuem um contrato válido com a organização autorizada, ou um acordo válido que abrange o direito de associações para usar marca registrada (por exemplo, produtores de um grupo de trabalho regional).

O uso da palavra Biodinâmica nos...

Leia mais...

Normas Demeter para Apicultura e Produtos Apícolas

PARA O USO DAS MARCAS BIODINÂMICA®, DEMETER E MARCAS RELACIONADAS

1. Validação e embasamento

A validação dos Padrões Demeter Internacionais para a certificação Demeter de Apicultura é adicional às exigências legais existentes e em particular às do "Regulamento EU 2091/91 e à Decisão do Conselho referente à agricultura orgânica" de 24 de junho de 1991, da "Ata de Produção de Alimento Orgânico dos EUA" de novembro de 1990 e dos "Padrões Nacionais Australianos para Produção Orgânica e Biodinâmica" de fevereiro de 1992. Estas devem ser anexadas aos padrões a seguir. Os Padrões Demeter de Apicultura são publicados como uma seção independente dos Padrões Demeter de Produção. Assuntos relativos à identificação de vários produtos apícolas Demeter encontram-se capítulo 10.

Colméias têm acompanhado o desenvolvimento humano desde os tempos mais remotos. A construção de suas comunidades, sua relação com a luz e sua nutrição proveniente das flores desde sempre tem despertado reverência e admiração. Atualmente, porém, as colônias de abelhas são mais dependentes de cuidados humanos. O fortalecimento da colméia de abelhas é uma meta muito...

Leia mais...

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
MAIO
26 a 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco. Inscreva-se
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JUNHO
Dia 03: Especialização em Agricultura Biodinâmica. Inscrições: Instituto Elo

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: