Associação Biodinâmica

Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica

De 9 a 12 de outubro será realizado a XII Conferencia Brasileira de Agricultura Biodinamica no Bairro Demetria,em Botucatu. O tema será alianças para o desenvolvimento da Agricultura Biodinamica. Neste sentido o evento será uma parceria com o departamento de horticultura da FCA-UNESP realizando em conjunto com a conferência o II Simpósio de Horticultura Organica e biodinamica, com três mesas redondas na temática de fertilidade de solo, sementes e sistemas agroflorestais.. A Conferência será através de grupos de trabalho temáticos fortalecendo estas alianças: CSA e agricultura BD, Pedagogia waldorf e Agricultura BD, Nutrição funcional e BD, Sementes, Comercialização Demeter entre outros. Haverá também oficinas práticas e artísticas.

Leia mais...

Conferência Latino-Americana de Agricultura Biodinamica

De 7 a 10 de setembro realizar-se-a o XXXII Encontro latino americano de agricultura Biodinamica em Montevideo-Uruguai. Este Encontro iniciou na Argentina a 30 anos atrás como encontro do cone-sul e desde 2010 ampliou para Encontro Latino Americano. Desde então houveram encontros no Brasil, Bolivia, Peru, Costa Rica, Chile e Argentina. Estes encontros tem fortalecido o movimento biodinâmico latino americano buscando desenvolver temas e desafios comuns na nossa região.

Mais informações - http://www.biodinamica.org.br/eventos

Fertilidade da Terra - da base natural à tarefa cultural

Relato da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO MOVIMENTO BIODINÂMICO - Goetheanum – Dornach, Suíça – fevereiro de 2017. 

A Conferência Internacional de Agricultura ocorreu entre os dias 1 a 4 de fevereiro de 2017 cujo tema principal foi Fertilidade da terra – da base natural para a tarefa cultural. 

Aproveitando a situação da Conferência e a presença de pessoas de todo o mundo envolvidas com o movimento biodinâmico é comum que nesta ocasião muitos outros encontros e reuniões aconteçam. Desta forma o Brasil esteve representado também nestas reuniões. Este relato quer trazer especialmente o que foi elaborado durante os quatro dias de conferência biodinâmica. 

Leia mais...

Relatório de atividades do projeto do Organico ao Demeter realizadas no Assentamento Horto Bela Vista em Iperó-SP

Relatório de visita para o projeto: Do Orgânico ao Demeter – ritmos e práticas biodinâmicas no dia a dia da propriedade rural.

  • Instituição: Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica.
  • Apoio: Instituto Mahle, parceria com UFscar/NAAC e COATER.
  • Atividade: elaboração e aplicação da pasta biodinâmica para árvores e manejo de podas do SAF.
  • Local: Assentamento rural Bela vista – Sítio Estrela do Oriente – Iperó - SP
  • Data: 17/05/2017.
  • SPG Sorocaba
  • Consultora: Andrea D'Angelo Lazzarin.

O objetivo do dia foi a elaboração e a aplicação da pasta biodinâmica para árvores e manejo de poda de árvores frutíferas no Sistema Agroflorestal.

Leia mais...

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
AGOSTO
05 e 06 - Produção de Hortaliças Biodinâmicas – Módulo 3 (Bulbos, Raízes e Tubérculos) - Luciana Gomes de Almeida INSCREVA-SE
19 e 20 - O Semeador de Estrelas: ritmos astronômicos na agricultura – Pedro Jovchelevich
26 e 27 - Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 2 – Palestras 3 e 4 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

SETEMBRO
Dia 02: Especialização em Agricultura Biodinâmica. Inscrições: Instituto Elo

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo:

Mapeamento Biodinâmico

Pesquisa de Mercado

Este mapeamento tem o objetivo de entender como o consumidor final percebe a agricultura biodinamica, se ele a reconhece, se compreende suas vantagens etc. Trata-se de um marco zero para iniciarmos anualmente um monitoramento da evolução dos habitos de consumo em relação a agricultura biodinamica.