Associação Biodinâmica

Relato da participação da Associação Biodinamica na Assembleia Anual da Demeter Internacional

Em face dos desafios que nos confrontam em relação aos alimentos e a agricultura – preços baixos de leite em fazendas convencionais, eventos extremos de clima consequência das mudanças climáticas, especulação financeira de terras agrícolas – a necessidade urgente de uma mudança de paradigma na produção e nos sistemas agrícolas parece mais e mais óbvia. A agricultura biodinâmica oferece inúmeros modelos holísticos para uma mudança na sociedade. Representantes da Demeter Internacional e das associações biodinâmicas de 23 países diferentes nos 5 continentes encontraram-se para a assembleia anual na Finlândia, de 13 a 18 de junho último para discutir e adotar estratégias para o futuro desenvolvimento da agricultura e das cadeias de produção de alimentos.

Enquanto a Demeter, juntamente aos movimentos de agricultura orgânica e ambientalistas defendem sistemas que ajudam a enfrentar os desafios ambientais, o respeito a sistemas mais ecológicos e o uso cuidadoso dos recursos naturais, ela também motiva uma mudança cultural. Isto inclui uma mudança no modo de pensar das pessoas e propõe novas formas de cooperação social e econômica que levem a uma agri-Cultura que sirva de fato à Sociedade. Como uma base comum para estes esforços a Assembleia Internacional de membros Demeter aprovou um conjunto de Visão, Missão, Valores e Princípios que traduz a missão comum de alcançarmos uma “agri-Cultura que motive e possibilite às pessoas o desabrochar de seu potencial individual e desenvolvimento pleno da consciência”.

Os membros da Demeter Internacional também definiram um posicionamento em relação a novas tecnologias genéticas como a CRISPR-Cas, Cisgenetics e o TALEN. Estas tecnologias representam nova fase de intervenções técnicas em células e no genoma, tendo sido desenvolvidas nos últimos anos por empresas e especialistas em multiplicação vegetal e animal, prestes a apresentar novas variedades ao mercado global. Segundo a posição elaborada pela Demeter estas tecnologias devem ser regulamentadas assim como foram as gerações de OGM (Organismos Geneticamente Modificados) anteriores. Devem continuar sendo objeto de análises de risco e de rotulagem e incluir a possibilidade legal de sua remoção pela nova legislação. Em relação ao melhoramento genético a agricultura Biodinâmica e Orgânica utilizam uma abordagem mais holística e portanto provêm soluções mais sustentáveis na solução de desafios complexos do que meras incisões tecnológicas. Como se sabe, estas apenas levam à intensificação de aporte de insumos químicos e energia nos sistemas agrícolas. Portanto as organizações biodinâmicas pressionam os legisladores para que apoiem a pesquisa segundo abordagens mais holísticas e sustentáveis para a agricultura e se mobilizem contribuindo para a expansão da agricultura biodinâmica e orgânica.

Várias abordagens biodinâmicas foram demonstradas por agricultores que foram visitados no dia de excursão que antecedeu a Assembleia Anual. Ari e Ira Hellsén, fundadores da Ecovila Kurjentila, apresentaram seu projeto onde o trabalho em conjunto, as relações internacionais, o intercâmbio urbano-rural e a educação para consciência ecológica são práticas regulares e ativas. Igualmente, a Fazenda Rekola, onde Kalervo Rekola a converteu para métodos biodinâmicos, ainda em 1970, foi um grande exemplo de implementação de princípios biodinâmicos. Atualmente Joona Rekola cuida das culturas anuais da fazenda e um rebanho de gado Limousine que passa o verão desfrutando das florestas e ricas pastagens de sua fazenda. Seu colega Henri Murto cultiva uma variedade de hortaliças e pretende expandir as atividades de sua horta para visitação e intercâmbio, educação e rica fonte de inspiração.

A Demeter Internacional enxerga o futuro com otimismo com área crescente sob manejo biodinâmico. Atualmente 164,000 hectares são certificados Demeter em 52 países. As consequências positivas para a terra, para as mudanças climáticas globais e a nutrição humana são significantes e oferecem perspectivas das mais encorajadoras.

Para mais informações:
Demeter-International e. V. – Brandschneise 1 – 64295 Darmstadt – Germany

Tradução e participação como representante da ABD: Richard Charity

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
AGOSTO
18, 19 e 20 - O Semeador de Estrelas: ritmos astronômicos na agricultura – Pedro Jovchelevich INSCREVA-SE
SETEMBRO
02 - Manejo ecológico eficaz de formigas cortadeiras – Flávio Chueire
16 e 17 - Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 2 – Palestras 3 e 4 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila INSCREVA-SE
30/09 e 01/10/2017 – Jardinagem Biodinâmica – Andrea D’Angelo Lazzarin
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

SETEMBRO
Dia 02: Especialização em Agricultura Biodinâmica. Inscrições: Instituto Elo

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo:

Mapeamento Biodinâmico

Pesquisa de Mercado

Este mapeamento tem o objetivo de entender como o consumidor final percebe a agricultura biodinamica, se ele a reconhece, se compreende suas vantagens etc. Trata-se de um marco zero para iniciarmos anualmente um monitoramento da evolução dos habitos de consumo em relação a agricultura biodinamica.