Associação Biodinâmica

Aplicativo CALENDÁRIO BIODINÂMICO

COMPRE O APLICATIVO CALENDÁRIO

A Associação Biodinâmica apresenta o aplicativo do Calendário Biodinâmico para Telefones e Tablet, sistema Android.

Ferramentas do aplicativo

  • A primeira tela nos apresenta: o calendário mensal, escolha do mês e ano, influências da lua (ritmo sideral) nas plantas, períodos impróprios para o cultivo, fases da lua,  lua ascendente e descendente, permite ver as anotação do mês e salvá-las nos documentos de seu aparelho. Temos as notas da Associação Biodinâmica e sobre o App. 
  • Abrindo a agenda diária temos: localização do sol no zodíaco, influência da lua nas plantas, fases da lua, nó lunares, lua ascendente e descendente e perigeu e apogeu. Temos a ferramenta de fazer e editar as anotações e elaboração de relatórios.
  • O banco de dados não depende de conexão de internet e ele ajusta ao fuso horário local. Versão em inglês.

O calendário está baseado na movimentação da Lua ao redor da Terra, no seu ciclo de 27 dias, e em sua passagem através das doze regiões do zodíaco, ritmo sideral. Durante o processo, esse corpo celeste transmite forças cósmicas à Terra e aos diferentes seres que a habitam. Em cada um desses dias, as plantas recebem estímulos cósmicos que atuam sobre o desenvolvimento de seus diferentes órgãos constituintes (raiz, folhas e caules, flores  e frutos   ) e que manifestam efeitos benéficos sobre eles. 

Na apresentação mensal os efeitos são representados pelos símbolos correspondentes, bem como o horário do início da influência. Podemos também verificar as fases da Lua e períodos de lua ascendente  ou descendente. Períodos desfavoráveis são representados por linhas tracejadas (----). 

Abrindo a agenda diária temos a localização do Sol no zodíaco e um detalhamento dos eventos astronômicos. Aqui temos a ferramenta de anotações das atividades agrícolas para elaboração de relatórios. Consideramos o horário brasileiro de verão. 

a) Dias e horas com efeito sobre a raiz – elemento Terra 

Significa que as atividades de semeadura, transplante e cultivo de vegetais cuja produção se desenvolve dentro do solo, formando raízes e tubérculos comestíveis, como beterraba, cenoura, batata, cebola etc., são favorecidas (esse fenômeno depende do grupo de constelações ligadas ao elemento terra, sendo elas Touro, Virgem e Capricórnio. Esses dias trazem bons resultados e uma melhor qualidade de armazenamento para a safra. Ao trabalhar nos apiários, mexendo com as abelhas, se estimula a elaboração de favos.

b) Dias e horas com efeito sobre folhas e caules – elemento Água

Recomenda-se semear, transplantar e cultivar as plantas das quais se pretenda aproveitar as folhas e o caule. Incluem-se aqui couve, saladas, espinafre, chicória, cheiro-verde, cana-de-açúcar e pastagens forrageiras. O transplante é preferível quando coincide com o período de Lua Descendente (nesse período, a seiva das plantas desce, e são favorecidas as atividades relacionadas com a formação ou o transplante de mudas, já que estas enraízam melhor). Também é um período adequado para podas e corte de madeira.

calendario biodinamico agenda 2017

Dias de folha não são propícios para a colheita, já que os produtos colhidos se decompõem em pouco tempo.

Para a colheita de plantas de folha, como o repolho, recomendam-se os dias ou horas de flor e fruto. Podem ser realizados trabalhos relacionados com mel (centrifugação, envasamento), mas não se deve mexer na caixa das abelhas. Dias de folha relacionam-se com o grupo de constelações ligadas ao elemento água (Peixes, Câncer e Escorpião).

c) Dias e horas com efeito sobre as flores – elemento Luz

Aconselha-se semear, transplantar, cultivar e colher as plantas destinadas à produção de flores ornamentais ou aquelas usadas com fins medicinais. As sementes de plantas oleaginosas manejadas nas horas de flor são mais ricas em óleo, e tira-se maior vantagem se essas plantas são colhidas em dias de flor. As flores para vaso cortadas nesses dias têm perfume mais intenso, duram mais tempo, e o pé logo forma novos brotos laterais. Flores secas colhidas em dias de flor mantêm a intensidade luminosa das cores. O brócolis deve ser colhido em dias de flor. Trabalhar no apiário, mexendo nas caixas, favorece a coleta de pólen e a postura. Essa ocorrência relaciona-se com o grupo das constelações de ar (Gêmeos, Libra e Aquário). Em dia de Apogeu (Ag) o impulso de FLOR se sobrepõe ao ritmo da Lua sideral, quando ela se encontra em folha ou raiz, 5 horas antes e 3 horas depois do momento do Apogeu

d) Dias e horas com efeito sobre o fruto – elemento Calor

Apropriados para semeadura, transplante e cultivo de plantas que produzem frutos e sementes, incluindo tomate, pepino, abóbora, feijão e milho. A semeadura de oleaginosas nesses dias e horas traz o melhor rendimento em sementes, embora maior produção de óleo se consiga realizando essa atividade em dias de flor. Os dias de Leão são especialmente adequados para as plantas produtoras de sementes.

O transplante é favorecido no período de Lua Descendente. A colheita nesses dias permite aos frutos e sementes ter melhor qualidade de armazenamento, e a força de regeneração é favorecida.

Para a realização de enxertos, além de escolher o dia de fruto, deve-se procurar o período de Lua Ascendente (no qual a seiva sobe). As flores e plantas cortadas nessas circunstâncias demoram mais para murchar. Recomenda-se, também, a colheita de plantas de folha.

Nas atividades do apiário, mexendo nas caixas, se consegue  que as abelhas coletem néctar. Esses dias se relacionam com as constelações do grupo de fogo (Áries, Leão e Sagitário).

LUA ASCENDENTE E LUA DESCENDENTE

a) Lua Ascendente 

Quando a Lua se posiciona no ponto mais baixo de sua órbita, diante da constelação de Gêmeos, ela começa a ficar ascendente. A cada dia, ela descreve um arco maior no céu. Seus pontos de nascimento deslocam-se para o sudeste, e seus pontos de ocaso, para o sudoeste. Ela não deve ser confundida com a fase de Lua Crescente. Durante a ascensão da Lua, aumenta a formação de suco nas plantas. A planta está plena de sucos e forças nas suas partes superiores. Essa época é favorável para o “corte de enxertos”, podendo-se aumentar esse efeito ao trabalhar, nos dias de fruto situados nesse período, em atividades relacionadas com plantas frutíferas. No caso de plantas com flores, deve-se aproveitar os dias de flor correspondentes.

O mesmo é valido para os dias de beneficiamento e trabalhos de enxerto. As frutas colhidas nesse período permanecem mais tempo frescas e suculentas. Essa época também é adequada para o corte de pinheiros de Natal, que mantêm as agulhas mais tempo, e o cheiro é mais agradável, se o corte for em dias de flor. Essas relações se invertem no Hemisfério Norte.

b) Lua Descendente 

Quando a Lua alcança o ponto mais alto de sua órbita mensal, diante da constelação de Sagitário, ela se torna descendente. Os arcos tornam-se mais baixos a cada dia, os pontos de nascimento se deslocam para o nordeste, e os pontos de ocaso, para o noroeste. Para semeadura, transplante de mudas e plantio de árvores, plantas decorativas e cercas vivas, escolhemos o período descendente da Lua, que não deve ser confundido com a fase de Lua Minguante. Durante o período de plantio, as plantas criam raízes e ligam-se rapidamente com o novo local. Pode-se aumentar esse impulso para cada tipo de planta se, a partir da época do período de plantio, forem escolhidos os dias de folha correspondentes para as plantas de folha e, para tubérculos, os dias de raiz, procedendo-se da mesma forma para as plantas que produzem frutos e flores.

Dessa forma, se obtém, além do impulso de formação de raízes, um estímulo nos diferentes órgãos da planta. Nesse período, o conteúdo de sucos nas plantas diminui, sendo, por isso, aconselhável para podar árvores e cercas vivas e cortar madeira, bem como para a adubação de relvados, campos e plantios de árvores frutíferas.

Observação: próximo à linha do Equador, o efeito desse ritmo é pouco notável.

PERÍODOS DESFAVORÁVEIS

Recomendamos evitar semeadura nas transições entre as constelações em mais ou menos 1 hora.

São períodos causados por eclipses, posições de Nós da Lua e conjunções de planetas. Não são recomendados para atividades agrícolas.  Se, por razões de tempo, for necessário semear em dias desfavoráveis, pode-se fazer os trabalhos de cultivo em dias favoráveis e, assim, alcançar um equilíbrio.

Nó Lunar ascendente e descendente : ponto de intersecção em que a Lua corta a eclíptica, em seus períodos ascendente e descendente. Traz, na maioria das vezes, efeitos negativos de mais ou menos 2 horas. Para nós planetários de Mercúrio e Vênus, período desfavorável de mais ou menos 12hs.

Perigeu - Pg: ponto em que a Lua está mais próxima da Terra. Também é considerado desfavorável por mais ou menos 12 horas.  Essas épocas são inadequadas para realizar atividades agrícolas em geral. Apogeu - Ag: o apogeu é o momento que a Lua fica mais distante da Terra.

Eclipses lunares e solares: período desfavorável 12 horas antes e depois. Conjunções planetárias: período desfavorável 2 horas antes e depois.

COMPRE O APLICATIVO CALENDÁRIO BIODINÂMICO

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
MARÇO
Dias 18 e 19: Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 2 – Palestras 3 e 4 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila
Dias 25 e 26: Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 1 – Introdução, análise da paisagem e suas forças – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco.
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JULHO
Dias 02 a 06: 1o Encuentro Latinoamericano de Agricultores Biodinamicos del Café y Cacao. Inscrições: encuentrolabdcafecacao@gmail.com Mais Informação

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: