Associação Biodinâmica

Cultura do milho em sucessão com aveia preta em áreas sob manejo agroflorestal em aléias com Leucaena diversifolia - 2004

Por Maria Bertalot, Iraê Guerrini e Eduardo Mendoza

I. Introdução

O Sistema de cultivo em aléias ou Alley cropping, é um tipo de sistema agroflorestal simultâneo. Consiste na associação de árvores e/ou arbustos, geralmente fixadores de nitrogênio, intercalados em faixas com culturas anuais. As árvores ou arbustos são podados periodicamente para utilização da biomassa podada como adubação verde e/ou lenha, com o objetivo principal de melhorar a fertilidade do solo, e/ou como forragem de alta qualidade. Este sistema foi inspirado nas práticas dirigidas à recuperação de áreas em pousio melhorado mediante o uso de adubos verdes (Kang et al., 1997; MacDicken e Vergara, 1990). O cultivo em aléias baseia-se no princípio de que é possível obter um uso produtivo e sustentável da terra, com diversificação de fontes de renda para o pequeno produtor, quando os métodos de conservação e reabilitação são introduzidos antes que ocorra degradação séria dos recursos (Kaya e Nair, 2001; Copijn, 1988).

O objetivo do trabalho foi avaliar a produtividade da cultura do milho (Zea mays L) variedade AL 30, em sucessão com aveia preta (Avena strigosa Schreb.) em um sistema agroflorestal em aléias e em um sistema agrícola sem aléias. Com o advento dos sistemas orgânicos, onde cada vez mais se deixa de utilizar adubos minerais solúveis, torna-se necessário se aprofundar no desenvolvimento de alternativas para também substituir ou diminuir o uso de composto na propriedade, já que sua obtenção é também onerosa.

ll. Material e métodos.

O experimento foi conduzido na área agrícola da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Bairro Demétria, no Município de Botucatu- SP, seguindo um delineamento estatístico de blocos casualizados, com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos utilizados, em ambos sistemas, foram os seguintes: Testemunha (T); Fertilizante (F); Biomassa da poda das aléias de L. diversifolia (B); Biomassa da poda de L. diversifolia + fertilizante (B+F). 

Para determinar o rendimento da biomassa de aveia preta em cada parcela, em ambos os sistemas, foram selecionadas três linhas de aveia, sendo que ao longo 2 de cada uma delas foi medido 1m de comprimento. Este material foi cortado e determinou-se o peso seco, extrapolando-se estes resultados para a área útil de cada parcela e para toneladas por hectare. No caso da cultura do milho foram selecionadas as três linhas centrais de cada parcela e foi medido 1m de comprimento ao longo de cada linha, onde foi realizada a avaliação de todas as plantas em relação a germinação, sobrevivência, altura da planta, altura de inserção da espiga e diâmetro do colmo. Foram colhidas 10 espigas nos três metros de linha e avaliou-se o peso da espiga, comprimento da espiga, diâmetro da espiga sem palha, diâmetro do sabugo, número de fileiras, massa de 100 grãos, massa dos grãos de dez espigas, sendo obtida a massa de grãos colhidos na área útil de cada parcela. Os valores foram extrapolados para toneladas por hectare, com correção da umidade para 13%.

LER ARTIGO COMPLETO

 

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
OUTUBRO
28 e 29 - Introdução aos Sistemas de Certificação Orgânica e Biodinâmica – Pedro Jovchelevich
NOVEMBRO
25 e 26 – Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 3 – Palestras 5 e 6 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila e Deborah Castro
18 - Fenomenologia e desenhos de paisagem - Evandro Nicolau
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

NOVEMBRO
Dia 11: Especialização em Agricultura Biodinâmica. Inscrições: Instituto Elo

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo:

Mapeamento Biodinâmico

Pesquisa de Mercado

Este mapeamento tem o objetivo de entender como o consumidor final percebe a agricultura biodinamica, se ele a reconhece, se compreende suas vantagens etc. Trata-se de um marco zero para iniciarmos anualmente um monitoramento da evolução dos habitos de consumo em relação a agricultura biodinamica.


Venda de Vacas Biodinâmicas

venda de vacas biodinamicas

Informações com Paulo Cabrera pelo telefone (14) 97400-8834