Associação Biodinâmica

História da Biodinâmica no Brasil

Os textos abaixo são parte da revista comemorativa pelos 30 anos da Estância Demétria e 80 anos de Biodinâmica no mundo, evento ocorrido em Botucatu, na VI Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica, em outubro de 2004.

Demétria Hoje

A fazenda Demétria nasceu da iniciativa de dois irmãos, industriais, que adquiriram a terra. Queriam fazer um experimento em agricultura biodinâmica e decidiram tirar esta terra da esfera da propriedade familiar, neutralizando-a, para que permanecesse a ser viço da agricultura biodinâmica-.A terra foi doada à Associação Tobias e colocada à disposição do trabalho agrícola, associado a iniciativas sociais. Este gesto de doação tirando a posse da terra da esfera individual e colocando-a a serviço do mundo, desencadeou um desenvolvimento que ninguém imaginava então. A atividade iniciada por alguns jovens há 30 anos com o trabalho na fazenda ampliou-se aos poucos. Primeiro, abraçando a escola rural local; depois, lançando as bases para um trabalho social com crianças semi-órfãs acontecido no extinto “Lar Morro Pitanga (hoje Pousada Arco Íris); e, com o correr do tempo, criando as diversas iniciativas e condomínios que hoje envolvem a fazenda e formam o chamado Bairro Demétria.

Enumerar todas as atividades que ocorrem hoje no bairro é ousado, pois provavelmente deixaria de lado a ação silenciosa (ou ruidosa, como uma banda de rock que por vezes toca “clássicos” nos ensaios, compartilhados por toda vizinhança...) de alguém ou de algum grupo de pessoas iniciando ou levando à frente sua ação.

De qualquer forma, pode-se destacar as duas fazendas – “Demétria e Sítio Bahia – que, juntas, perfazem uns 170 ha de atividade dedicada à biodinâmica; o “Instituto Biodinâmico, que nasceu aqui e hoje está instalado na cidade; a “Associação Biodinâmica, núcleo difusor e de pesquisa; o “Instituto Elo, promotor dos cursos de biodinâmica e outros; a Agroecológica Editora e Eventos; a ONG Nascentes, batalhadora pela implantação de bosques e recuperação das nascentes da região; a Associação de Produtores Orgânicos, formada nas vizinhanças do bairro, com associados locais e distantes; a “Escola Aitiara, que iniciou assumindo a escola rural local e hoje, em 2004, já adentrou o ensino médio, contando com mais de 350 alunos locais e da cidade; a “Comunidade de Cristãos, com pastor residente e uma maravilhosa igreja construída lá no alto da colina; a marcenaria Buriti, nascida dentro da fazenda, hoje ampliada e instalada em local próprio; o Mel Alvorada; a loja do Sítio Bahia e a PizzaBel, que iniciaram servindo o bairro e hoje são intensamente procuradas pelo público da cidade; o Ouvir Ativo oficina de fabricação de instrumentos musicais aliada à divulgação da pesquisa de Marcelo Petraglia, músico e compositor, revolucionário cr iador e experimentador sonoro; a atividade dos artistas no “Espaço Persephone, espaço colocado à disposição do trabalho artístico dentro da fazenda Demétria, na busca de um diálogo entre o artístico e o agrícola; e tantos outros músicos, artistas, euritmistas, terapeutas, médicos, arquitetos, ambientalistas, professores, artesãos, etc., etc. - tudo isto em volta de alguns agricultores. O bairro Demétria abriga hoje aproximadamente 500 pessoas, residentes nas fazendas e nos cinco condomínios que abrigam mais de 140 famílias: Atiaia, Aldeia, Alvorada, Verbena e Tarumã.

LER TEXTO COMPLETO

abd elo mec

 

abd VOLKMAN

Eventos de Parceiros

NOVEMBRO
Dia 11: Especialização em Agricultura Biodinâmica. Inscrições: Instituto Elo

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
NOVEMBRO
18 - Fenomenologia e desenhos de paisagem - Evandro Nicolau
25 e 26 – Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 3 – Palestras 5 e 6 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila e Deborah Castro
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo:

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.