Associação Biodinâmica

História da Biodinâmica no Brasil

Os textos abaixo são parte da revista comemorativa pelos 30 anos da Estância Demétria e 80 anos de Biodinâmica no mundo, evento ocorrido em Botucatu, na VI Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica, em outubro de 2004.

Sítio Ipê

Meu tio conta que antes do sítio pertencer a nossa família e até onde ele tem conhecimento o primeiro dono foi Maximiliano Conti. O segundo proprietário foi Jaime Pinto, que vendeu a propriedade para nossa família.

O Sítio foi comprado em sociedade por três irmãos de meu pai e um cunhado.

Quando eu tinha dois anos de idade meu pai foi convidado a morar com eles no sítio, moramos lá por 14 anos.

No sítio havia três casas. Na casa sede, hoje Museu do Caboclo, morava minha avó, Dona Valeriana Barcaça Dellego (falecida), mãe de 11 filhos, mas somente os três filhos que compraram o sítio em sociedade moravam com ela (José, Luiz e Manoel Dellego). A 100 metros da sede, embaixo de uma Santa Bárbara (ainda existente neste local), ficava minha casa, já demolida, onde moravam meu pai Jorge, minha mãe Hermínia, eu, Pedro, e meus quatro irmãos João, José, Luís e Carlito. Na terceira casa morava o Sr. Paulo Rosa e sua esposa Cinira Dellego (falecida).

No sítio próximo à sede havia um engenho tocado por burros, à 200 metros dali havia uma bica d´água que utilizávamos para beber e onde as mulheres lavavam a roupa batendo em tábuas. Havia também um pomar com várias qualidades de frutas, mangueira para criação de porcos, uma grande quantidade de pés de café, lavora de milho, arroz, feijão e algumas vacas leiteiras. Tínhamos duas carroças com rodas de ferro puxadas por burro para arar a terra e, para ir até a cidade, tínhamos uma charrete. Tudo que era produzido no sítio era para nosso sustento.

Com sete anos comecei a estudar. Andava mais ou menos 6 km a pé até a Escola Dr. Emílio Espper, onde atualmente está localizada a ONG Nascentes. Nesta escola cursei até o quarto ano. Para ajudar no sustento da família, aos doze anos comecei a trabalhar na Reflorenda, conhecida também como Fazenda Três Sinos, que ficava ao lado de nosso sítio, onde meus dois irmãos mais velhos já trabalhavam. Com dezesseis anos, após vendermos nosso sítio para o Sr. Jorge Blaich da Demétria, dividimos a herança e fomos morar na cidade, onde meu pai já havia comprado uma casa com nossas economias.

LER TEXTO COMPLETO

abd elo mec

 

abd VOLKMAN

Eventos de Parceiros

NOVEMBRO
Dia 11: Especialização em Agricultura Biodinâmica. Inscrições: Instituto Elo

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
NOVEMBRO
18 - Fenomenologia e desenhos de paisagem - Evandro Nicolau
25 e 26 – Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 3 – Palestras 5 e 6 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila e Deborah Castro
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo:

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.