PREPARADOS BIODINÂMICOS

Os preparados biodinâmicos foram desenvolvidos por Rudolf Steiner, com base na Antroposofia, antes e durante o Curso Agrícola em 1924. Steiner afirma que “adubar consiste em vivificar a Terra” e com base nesta afirmação traz os preparados como sendo mediadores entre a Terra e o Cosmo, ajudando as plantas na sua tarefa de serem órgãos de percepção da Terra.

Estes podem ser divididos em dois grupos; os que são pulverizados no solo e nas plantas, e os que são inoculados em composto ou outras formas de adubos orgânicos como biofertilizantes e chorumes. Os Preparados tem uma numeração que vai de 500 a 508 que surgiu primeiramente como um código e nos dias de hoje facilita a comunicação internacional, entretanto é melhor utilizar o nome próprio de cada um quando nos referirmos a eles.

Os preparados podem ser considerados como remédios homeopáticos no que diz respeito às substâncias naturais utilizadas, aos processos de dinamização e a atuação através de forças e não de substâncias e por serem utilizados em quantidades mínimas, entretanto eles não se prendem a teoria ou a prática da homeopatia médica. Eles são elaborados a partir de plantas medicinais, esterco e silício (quartzo), que são envoltos em órgãos animais, enterrados no solo e submetidos às influências da Terra e de seus ritmos anuais.

PREPARADO CHIFRE-ESTERCO (500)

Direciona-se ao solo e às raízes proporcionando maior atividade biológica e vitalidade favorecendo o desenvolvimento vegetativo da planta e as relações de simbiose da rizosfera.

PREPARADO CHIFRE-SÍLICA (501)

Este é o “preparado da Luz” que atua trazendo forças da periferia cósmica e intensificando a atuação da luz solar. Este preparado é essencial para a estruturação interna das plantas e seu desenvolvimento assim como para a qualidade nutritiva das plantas e para a resistência a doenças.

PREPARADOS PARA COMPOSTAGEM

Os seis preparados elaborados a partir das plantas medicinais milfolhas (502), camomila (503), urtiga (504), casca de carvalho (505), dente de leão (506) e valeriana (507), servem como suplemento ao composto, esterco, chorume e biofertilizante; conduzindo e organizando os processos de fermentação e decomposição. Por meio do composto preparado, eles colocam as plantas em uma condição na qual as forças do Cosmo sejam mais atuantes.

FLADEN

Outra forma de uso dos preparados de composto é através do Fladen. Este “preparado acessório” foi elaborado posteriormente a Rudolf Steiner inspirado em uma prática a muito utilizada pelos agricultores europeus. Este preparado é elaborado com esterco fresco consistente e bem formado misturado a pó de basalto e cascas de ovos trituradas e aplicam-se os preparados 502 ao 507. Direciona-se a “compostagem laminar” trazendo as forças dos preparados para compostagem no local de aplicação.

 

PREPARADO DE REIS

 


A elaboração do Preparado de Três Reis
O preparado de Três Reis foi criado por Hugo Erbe (1885-1965) como resultado de seu trabalho ao longo da vida como agricultor biodinâmico na Alemanha. Ele experimentou uma ligação muito estreita com o mundo elementar e procurou formas de incentivar as suas influências benéficas.
Após o bombardeio nuclear de Hiroshima e Nagasaki em 1945, ele observou uma enorme perturbação e fuga de seres elementares benéficos para a terra. Ele relacionou esta ferida profunda à vida da Terra como um processo pelo qual os elementares estavam sendo perturbados. Para ajudar a curar os danos causados ao organismo da terra e trazer de volta os elementares em equilíbrio, ele desenvolveu uma preparação dos presentes dos três reis magos.
Os dons preciosos trazidos pelos Três Reis do Oriente para apresentar ao menino Jesus foram: Ouro (símbolo para sabedoria terrena), Incenso (oferenda devocional aos Deuses) e Mirra (símbolo da vitória da vida sobre a morte).
A antiga sabedoria de mistérios sempre teve estas três substâncias como símbolos de consciência espiritual para os eventos que ocorrem de maneira oculta e suprassensível aos fenômenos físicos exteriores. Quando preparadas da maneira correta estas três substâncias sagradas também podem servir como presentes para a terra e para o mundo Elemental.
No Bairro Demétria em Botucatu, onde fica a ABD, há mais de 20 anos temos realizado essa oferenda, e ao longo do tempo observando e adaptando as formas de fazer, e no momento atual temos feito da seguinte forma, conciliando com as 12 Noites Santas.
Substâncias:
Ouro – Aurum metallicum D8 (solução glicerinada),
Resina de Incenso – Olibano – Boswellia Papyrifera
Resina de Mirra – Commiphora myrrha
(Água)

Maiores Informações: visite nossa loja virtual.
 

Bibliografia recomendada em português:

  • KOEPF, H.H., SCHAUMANN,W., PETTERSSON, B.D., Agricultura Biodinâmica. Livraria Nobel, 1983.
  • RICKLI, R.C., Os preparados Biodinâmicos – introdução à preparação e uso. Cadernos Deméter no 1, 1986.
  • STEINER, R., Fundamentos da Agricultura Biodinâmica. Editora Antroposófica, 1993.
  • THUN, M. O trabalho na terra e as Constelações; Indicações baseadas em pesquisas astronômicas para agricultores, horticultores e jardineiros. Cadernos Deméter, no 2, 1986.
  • WISTINGHAUSEN, C.V. et al ; Manual para elaboração dos Preparados Biodinâmicos. Caderno de trabalho 1.Tradução autorizada segundo a 3a edição. 1999.