Nenhuma organização pode ser maior do que o horizonte espiritual das pessoas que, em conjunto, levam-na adiante. Rudolf Mann

Criada em 1982, a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, no início denominada de Centro Demeter, a partir do 1º Encontro sobre a Agricultura Biodinâmica, ocorrido no Brasil em 10/06/82. No ano de 1984, passou a ser denominada Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD) já em Botucatu, quando um grupo de antropósofos, buscavam por em prática os ensinamentos da Antroposofia no Brasil. Foi desmembrada uma área de 25ha da Fazenda Demétria para o desafio de adaptar a Agricultura Biodinâmica às condições tropicais, através de pesquisa, cursos e publicações.

Em 1991, teve início a atividade de certificação orgânica e biodinâmica (selo Demeter) e, em 1995, criada a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, com a missão de fomentar a Agricultura Biodinâmica no Brasil. No ano seguinte, Associação recebeu o prêmio SARD de destaque como instituição de fomento de agricultura orgânica na Conferência Internacional da IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica).

Em 2000, a consultoria à grupos de pequenos agricultores torna-se prioridade por considerarem esta a principal missão da Associação, pela importância deste trabalho social. A partir do apoio do MDA, MAPA, Fundo socioambiental da CEF, SEBRAE, Instituto Mahle e ABT foram desenvolvidos vários projetos de apoio a grupos de agricultores familiares em vários estados e ecossistemas.

Em 2003, preocupados com o escoamento dos produtos agrícolas gerados pelos produtores familiares, a Associação criou o grupo de comercialização de produtos biodinâmicos, com a função de estudar e traçar estratégias de comercialização. Através do trabalho deste grupo, no final de 2005 inaugurou-se o primeiro ponto de venda, a feirinha de Santo Amaro, onde os agricultores familiares da região de Maria da Fé, Gonçalves e Sapucaí Mirim em Minas Gerais e Botucatu, em São Paulo, que passaram a vender os seus produtos diretamente aos consumidores.

De 2009 até 2015,a ABD estrutura a Rede de sementes Biodinamicas, capacitando agricultores familiares a produzirem suas próprias sementes, organizando feiras de troca de sementes em MG e SP e fazendo pesquisa em melhoramento participativo para desenvolver variedades adaptadas ao manejo biodinâmico.

Em 2010 a ABD se cadastra no MAPA(Ministério da Agricultura) como apta a fazer SPG(sistema participativo de garantia) dentro na lei brasileira de agricultura orgânica e da certificação Demeter. Total de 60 agricultores de SP e MG participam deste processo .Em 2001 Foi criada a ABD-sul e 2004 a ABD-NE, entidades irmãs para desenvolvimento local da biodinâmica.

Em 2014 recebeu o premio da CEF – 8ª Edição do Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local e entre as 100 melhores praticas no Dubai International Award for Best Practices to Improve the Living Environment 2014 – Prêmio Internacional de Dubai pelo projeto de instalação de uma agroindústria de processamento de alimentos orgânicos e biodinâmicos em parceria com a associação de produtores APAN-FE em Maria da Fé-MG.

Em 2016-18 e 2019-21 selecionado para Projeto Redes ECOFORTE da FBB/BNDES apoiando com investimentos e ATER a rede de agricultores do SPG-ABD;

Em 2018 a 2021 responsável pela gestão do projeto de recuperação e proteção dos serviços relacionados ao clima e à biodiversidade no corredor sudeste de mata atlantica do brasil- conexão mata atlantica- unidades de conservação:pesm/santa virginia” financiado pelo BID/GEF através da Secretaria estadual de Meio Ambiente-SP.

A Associação Biodinâmica tem a missão de gerar, desenvolver e fomentar a agricultura biodinâmica no Brasil. A biodinâmica esta no campo de abrangência da Agricultura orgânica, regulamentada através da lei 10.831/2003.

AGRICULTURA BIODINÂMICA

O movimento biodinâmico originou-se de uma série de oito conferências ministradas pelo cientista e filósofo  Rudolf Steiner em 1924.

A Agricultura Biodinâmica pretende desenvolver uma paisagem cultivada sadia, onde a qualidade dos alimentos seja aprimorada a partir do cuidado com o solo.

A propriedade agrícola é vista como “Organismo Agrícola”, um organismo espiritual comparável a um ser humano. Este está inserido harmoniosamente na paisagem local, considerando-se os seus princípios ecológicos, sociais, técnicos, culturais, econômicos e fenomenológicos.

Procura-se a cura da terra, o bem-estar do produtor, a produção de alimentos sadios para o consumidor, o desenvolvimento da espiritualidade do homem, através do desenvolvimento de forças existentes no mundo natural e a participação da humanidade nesse processo.

A Agricultura Biodinâmica não é apenas uma atividade econômica e o agricultor biodinâmico preocupa-se em enriquecer os meios de produção para lega-los às futuras gerações.

O termo Biodinâmico é a composição de duas palavras: Biológico e Dinâmico.

Biológico se refere a uma agricultura inerente à natureza, que impulsiona os ciclos vitais, seja através da adubação verde, consórcios e rotações de culturas, sistemas agroflorestais e integração das atividades agrícolas com a natureza.

Dinâmico se refere ao reconhecimento e aplicação pelo produtor dos ritmos formativos e de crescimento da natureza, ocorrendo na prática agrícola, através do uso dos preparados, do estudo dos ritmos astronômicos e da estruturação da paisagem agrícola.