Associação Biodinâmica

Preparados Biodinâmicos

Os preparados biodinâmicos foram desenvolvidos por Rudolf Steiner, com base na Antroposofia, antes e durante o Curso Agrícola em 1924. Steiner afirma que “adubar consiste em vivificar a Terra” e com base nesta afirmação traz os preparados como sendo mediadores entre a Terra e o Cosmo, ajudando as plantas na sua tarefa de serem órgãos de percepção da Terra.

Estes podem ser divididos em dois grupos; os que são pulverizados no solo e nas plantas, e os que são inoculados em composto ou outras formas de adubos orgânicos como biofertilizantes e chorumes. Os Preparados tem uma numeração que vai de 500 a 508 que surgiu primeiramente como um código e nos dias de hoje facilita a comunicação internacional, entretanto é melhor utilizar o nome próprio de cada um quando nos referirmos a eles.

Os preparados podem ser considerados como remédios homeopáticos no que diz respeito às substâncias naturais utilizadas, aos processos de dinamização e a atuação através de forças e não de substâncias e por serem utilizados em quantidades mínimas, entretanto eles não se prendem a teoria ou a prática da homeopatia médica. Eles são elaborados a partir de plantas medicinais, esterco e silício (quartzo), que são envoltos em órgãos animais, enterrados no solo e submetidos às influências da Terra e de seus ritmos anuais.

Preparado Chifre-esterco (500)

Direciona-se ao solo e às raízes proporcionando maior atividade biológica e vitalidade favorecendo o desenvolvimento vegetativo da planta e as relações de simbiose da rizosfera.

Preparado Chifre-sílica (501)

Este é o “preparado da Luz” que atua trazendo forças da periferia cósmica e intensificando a atuação da luz solar. Este preparado é essencial para a estruturação interna das plantas e seu desenvolvimento assim como para a qualidade nutritiva das plantas e para a resistência a doenças.

Preparados para Compostagem

Os seis preparados elaborados a partir das plantas medicinais milfolhas (502), camomila (503), urtiga (504), casca de carvalho (505), dente de leão (506) e valeriana (507), servem como suplemento ao composto, esterco, chorume e biofertilizante; conduzindo e organizando os processos de fermentação e decomposição. Por meio do composto preparado, eles colocam as plantas em uma condição na qual as forças do Cosmo sejam mais atuantes.

Fladen

Outra forma de uso dos preparados de composto é através do Fladen. Este “preparado acessório” foi elaborado posteriormente a Rudolf Steiner inspirado em uma prática a muito utilizada pelos agricultores europeus. Este preparado é elaborado com esterco fresco consistente e bem formado misturado a pó de basalto e cascas de ovos trituradas e aplicam-se os preparados 502 ao 507. Direciona-se a “compostagem laminar” trazendo as forças dos preparados para compostagem no local de aplicação. 

Maiores Informações: visite nossa loja virtual.

Bibliografia recomendada em português:

  • KOEPF, H.H., SCHAUMANN,W., PETTERSSON, B.D., Agricultura Biodinâmica. Livraria Nobel, 1983.
  • RICKLI, R.C., Os preparados Biodinâmicos – introdução à preparação e uso. Cadernos Deméter no 1, 1986.
  • STEINER, R., Fundamentos da Agricultura Biodinâmica. Editora Antroposófica, 1993.
  • THUN, M. O trabalho na terra e as Constelações; Indicações baseadas em pesquisas astronômicas para agricultores, horticultores e jardineiros. Cadernos Deméter, no 2, 1986.
  • WISTINGHAUSEN, C.V. et al ; Manual para elaboração dos Preparados Biodinâmicos. Caderno de trabalho 1.Tradução autorizada segundo a 3a edição. 1999.



PATROCINE
calendario astronomico 2014
calendario astronomico 2013
calendario astronomico 2012
cartilha hortaliça biodinamica
cartilha
artilha pecuaria peq

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd