Associação Biodinâmica

Preparados Biodinâmicos

Os preparados biodinâmicos foram desenvolvidos por Rudolf Steiner, com base na Antroposofia, antes e durante o Curso Agrícola em 1924. Steiner afirma que “adubar consiste em vivificar a Terra” e com base nesta afirmação traz os preparados como sendo mediadores entre a Terra e o Cosmo, ajudando as plantas na sua tarefa de serem órgãos de percepção da Terra.

Estes podem ser divididos em dois grupos; os que são pulverizados no solo e nas plantas, e os que são inoculados em composto ou outras formas de adubos orgânicos como biofertilizantes e chorumes. Os Preparados tem uma numeração que vai de 500 a 508 que surgiu primeiramente como um código e nos dias de hoje facilita a comunicação internacional, entretanto é melhor utilizar o nome próprio de cada um quando nos referirmos a eles.

Os preparados podem ser considerados como remédios homeopáticos no que diz respeito às substâncias naturais utilizadas, aos processos de dinamização e a atuação através de forças e não de substâncias e por serem utilizados em quantidades mínimas, entretanto eles não se prendem a teoria ou a prática da homeopatia médica. Eles são elaborados a partir de plantas medicinais, esterco e silício (quartzo), que são envoltos em órgãos animais, enterrados no solo e submetidos às influências da Terra e de seus ritmos anuais.

Preparado Chifre-esterco (500)

Direciona-se ao solo e às raízes proporcionando maior atividade biológica e vitalidade favorecendo o desenvolvimento vegetativo da planta e as relações de simbiose da rizosfera.

Preparado Chifre-sílica (501)

Este é o “preparado da Luz” que atua trazendo forças da periferia cósmica e intensificando a atuação da luz solar. Este preparado é essencial para a estruturação interna das plantas e seu desenvolvimento assim como para a qualidade nutritiva das plantas e para a resistência a doenças.

Preparados para Compostagem

Os seis preparados elaborados a partir das plantas medicinais milfolhas (502), camomila (503), urtiga (504), casca de carvalho (505), dente de leão (506) e valeriana (507), servem como suplemento ao composto, esterco, chorume e biofertilizante; conduzindo e organizando os processos de fermentação e decomposição. Por meio do composto preparado, eles colocam as plantas em uma condição na qual as forças do Cosmo sejam mais atuantes.

Fladen

Outra forma de uso dos preparados de composto é através do Fladen. Este “preparado acessório” foi elaborado posteriormente a Rudolf Steiner inspirado em uma prática a muito utilizada pelos agricultores europeus. Este preparado é elaborado com esterco fresco consistente e bem formado misturado a pó de basalto e cascas de ovos trituradas e aplicam-se os preparados 502 ao 507. Direciona-se a “compostagem laminar” trazendo as forças dos preparados para compostagem no local de aplicação. 

Maiores Informações: visite nossa loja virtual.

Bibliografia recomendada em português:

  • KOEPF, H.H., SCHAUMANN,W., PETTERSSON, B.D., Agricultura Biodinâmica. Livraria Nobel, 1983.
  • RICKLI, R.C., Os preparados Biodinâmicos – introdução à preparação e uso. Cadernos Deméter no 1, 1986.
  • STEINER, R., Fundamentos da Agricultura Biodinâmica. Editora Antroposófica, 1993.
  • THUN, M. O trabalho na terra e as Constelações; Indicações baseadas em pesquisas astronômicas para agricultores, horticultores e jardineiros. Cadernos Deméter, no 2, 1986.
  • WISTINGHAUSEN, C.V. et al ; Manual para elaboração dos Preparados Biodinâmicos. Caderno de trabalho 1.Tradução autorizada segundo a 3a edição. 1999.
Terrara Logo



PATROCINE
calendario astronomico 2014
calendario astronomico 2013
calendario astronomico 2012
cartilha hortaliça biodinamica
cartilha
artilha pecuaria peq
grd 117 cartilha graos
cafe

Our website is protected by DMC Firewall!